Tuesday, May 22, 2007

Palavras de Cotrim

Género.

O género é, num punhado de termos, o parente afastado do sexo, ao operar no contexto social como classificador (de diferenças) dos indivíduos, um lugar de inscrição e legimitação de relações de subordinação e desqualificação (social e simbólica).
A assimetria de género é assunto sobre o qual já se verteu boa e apaixonada tinta; trata-se, contudo, de uma quantidade de líquido ainda insuficiente, dada a prevalência de modos seculares de pensar o homem e a mulher que sustentam a marginalização histórica do universo feminino, e o remetem para uma esfera de invisibilidade. Neste quadro, a visão de supremacia masculina associa-se, enquanto fenómeno psicológico e social, a uma estrutura psíquica de tipo autoritário, e a uma tipologia de organização social que premeia, enfatizando, a heterossexualidade monogâmica como ideal de gestão do corpo e dos afectos.
Por esta e outras evidências, gostaríamos de ser um pai de filhas. Tanto mais que os meninos suam muito nos recreios, e comem muito pão com marmelada.

No comments: