Friday, September 08, 2017

Self-disclosure

Um grande desígnio (CVII).




(nomear as coisas, ouvir nomear as coisas, confere-lhes um efeito de saliência, de realidade - um efeito, por vezes, inaudito, imprevisto. como sugeriu Wittgenstein, as (minhas) palavras contribuem para delimitar a (minha) realidade. as coisas tornam-se salientes quando são ditas. existem.

há dias, enquanto viamos um grupo de jovens a praticar a hierarquização anacrónica (estavam envolvidos, assim se ouvia, "na praxe, na praxe, na praxe"), tentei uma vez mais que dissesses o teu nome.

a rotina não varia muito:
qual o nome da mana? "é-a-tóia".
e o nome da mãe? "liliana".
e o teu nome? "tu". insucesso, de novo.

retomei a rotina:
quem sou eu? "o-pai".
qual é o meu nome? "pai-joão".

nomear é um modo de fazer existir - Wittgenstein, de novo.

eu existo. eu sou o "pai-joão".)

No comments: