Wednesday, October 25, 2006

Palavras de Cotrim

A palavra.

Encaramos as palavras como uma tecnologia, um dispositivo que possibilita(para nós, de modo privilegiado) a análise, apropriação e modelação da natureza. Sendo o nosso idioma de expressão, no momento presente, o português, foi com ingénuo gáudio que recebemos a notícia da introdução de uma nova gramática do português, que entrará nas escolas, em epifânica unidade de currículo, com a designação de Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (
disponível aqui). Da leitura do compêndio constatámos que, em matéria de semântica frásica, os nomes uniformes podem ser, quanto ao género, epicenos, sobrecomuns e comuns de dois, e no que toca a propriedades semânticas dos grupos nominais, podemos identificar nomes não contáveis não massivos e, mais tarde, a definição de modalidade epistémica ou deôntica.

Em tempo histórico de evolução massiva da tecnologia, interrogamo-nos se a vida tem mesmo de ser assim, sujeitas que estão as palavras, anteriormente singelos redutos de humanidade, a obstinados cortejos sacrificiais.

No comments: