A heurística.
Em incerto dia, era eu um recém-chegado à idade de menino-Homem, deparei-me com formulações nunca dantes vistas. O tema era exótico, e, portanto, apetecível - a encenação cultural das relações de sexualidade. O verbo afigurava-se, contudo, impenetrável.
Com o fluir do tempo, e o entusiasmo próprio de quem é recém-chegado a parte, até então, incerta, a leitura, inicialmente tortuosa, tornou-se uma mui apetecível fruição de final de noite.
Percebi então: estava perante as minhas primeiras heurísticas.
Reproduzo-as abaixo, com a alegria de quem partilha:
"A sexualidade tem sido objecto, em termos históricos, de uma tripla repressão: a proibição, a condenação ao silêncio, e a eliminação do campo das visibilidades";
"O corpo funciona como lugar de categorização social";
"O acto sexual erotizado representa a experiência da experiência intrapsíquica do outro, a experiência da intenção do outro";
"A heterossexualidade conjugal orientada para a reprodução e centrada na genitalidade é uma construção histórico-social";
"O amor é uma ficção pessoal da intimidade e uma construção social da afectividade e das emoções";
"O corpo é um objecto social. É, por excelência,um objecto de troca e de consumo. Nos termos de Jean Baudrillard, é o mais belo objecto de consumo";
"O amor passional: antecipação fantasiada de gratificações ilimitadas, conjunto heteróclito de emoções positivas e negativas, carácter efémero e vulnerável, idealização de se ser amado".
"A existência de sexos diferentes implica uma selecçãoevolutiva no sentido da anisogamia, de uma distribuição bimodal dos gâmetas; os machos, detentores de matéria germinal potencialmente ilimitada, teriam o interesse em adoptar uma estratégia poligâmica, fecundando o maior número possível de fêmeas";
"A conjugação amor/sexo é uma das possíveis soluções sócio-culturais para o problema da articulação entre reprodução biológica e vinculação social";
"O amor romântico constitui um casoexemplar de construção social de emoções";
"A emoção deve ser compreendida enquanto papel social transitório".
Como refere Sophia, a partir de então, a minha solidão viu-se melhor.
(Nota: As formulações apresentadas são parte integrante da dissertação de doutoramento de Valentim Rodrigues Alferes, Encenações e Comportamentos Sexuais, tornada pública pelas sempre credíveis Edições Afrontamento).
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