Wednesday, November 16, 2016

Self-disclosure.

Um grande desígnio (LXV).


(já não sei quando começaste

a subir a cadeira,
a pedir o gira-discos,
a apontar o nariz,
a dar a mão no passeio,
a deitar os meninos,
a dizer adeus ao longe,
a pôr o papel no lixo.

tenho aprendido contigo.

contigo tenho experimentado a ignorância,
a sensação de ser especial, significativo, o que te procuro apresentar.

um sinal de trânsito, o cesariny, o pina, uma pata de veado,
o tampo de uma mesa, o fernando assis pacheco,
um disco do frankie knuckles, uma esfregona,
a helena almeida, o billy ocean, amendoins,
um jogador de futebol da distrital.

parece que temos segredos em comum.

o mar da murtinheira. o escoural. o pirolito na piscina.
o vital moreira que pára para te ver. 
a madonna ("you must be my lucky star").
o frescobol.
água das pedras.
comer feijão, milho, ervilhas.
a tua vasilha.

adormeceste um dia com um original que me ocorreu no polibã - "a minha naninha".

("eu faço a minha naninha / eu faço a minha naninha / a minha naninha é pequenina / é pequenina / mas é minha / mas é minha").

vomitaste, como os amigos íntimos fazem, para cima de mim.
sorriste quando um dia te disse, útil, "volfrâmio".
corremos juntos dez quilómetros no seixal.
carreguei-te vezes e vezes, às três da manhã, escada acima, em alfama.
contigo ao colo, eu e a mãe subimos uma montanha em são miguel.
vimos um sporting benfica, eu de pé contigo ao colo, à espera que a mãe chegasse.
comemos uma tosta. o jogo ficou empatado.

corres hoje para mim, quando me vês ao longe.
eu pensava que isso só acontecia nos écrans de televisão.

tens dezoito meses, e agora, uma irmã.
a Antónia. para sempre.

quando a viste em casa pela primeira vez, desapareceste.
voltaste depressa. com uma chupeta.
disse-te um segredo ao ouvido ("obrigado").

escrevo isto, como sempre, para tentar não esquecer.
e, desta vez, também para te agradecer.

tenho experimentado como uma sorte rara (tão rara),
a tua companhia, a atenção que tenho tido. 

já não sei o que era antes de te conhecer).

No comments: